Palácio de Cristal

Inspirado no Crystal Palace de Londres e no Palácio de Cristal do Porto, a estrutura do Palácio de Cristal da cidade é pré-moldada em ferro foi encomendada a uma fundição francesa pelo Conde D’Eu, sendo montada em Petrópolis pelo engenheiro Eduardo Bonjean. O local foi inaugurado em 1884 com a finalidade de abrigar as já tradicionais exposições de produtos hortícolas e pássaros da região, que aconteciam em instalações provisórias no local.

Em 1957 o palácio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Inicialmente foi construído para abrigar de exposições agrícolas e hoje como local para exposições e eventos. No Palácio, em abril de 1888, com a presença da Princesa Isabel foram libertados os últimos escravos de Petrópolis, em uma bela festa.

Inicialmente o palácio era todo de cristal — por isso nome — mas com as contanstes mudanças climáticas e má conservação os mesmos tiveram que ser substituídos por vidros, mantendo-se a estrutura e o piso. Hoje o Palácio de Cristal é utilizado para a realização de exposições e eventos, como a famosa festa anual da cidade, a Bauernfest: a festa do colono alemão.

Visite Petrópolis e conheça sua história!

 

Endereço:

Rua Alfredo Pachá, s/ nº – Centro

Tel.: (24) 2247-3721

Visitação: terça a domingo, de 9h às 18h

Entrada franca

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Entrar
Registrar